Rede de Mulheres

Bíblia hebraica, embora reconheça que a mulher é um “vaso mais fraco” (como em 1ª Pedro 3:7), atribui à mulher um papel realmente muito importante.

Infelizmente, a palavra “ajudadora” não comunica suficientemente o poder do significado original em hebraico. Esta palavra é, na verdade, um termo militar. O uso de ????? (ezer) “ajudante” em Gn 2:18 denota uma intervenção ativa em nome de alguém. Descreve alguém que está comprometido com o seu bem-estar, ao ponto de estar disposto a morrer ou matar por você.

A maioria das traduções bíblicas descreve a companheira de vida de Adão, Eva, como algo semelhante a uma “ajudante adequada”.

No entanto, a frase hebraica ????? ??????????? (ezer kenegdo), em Gn 2:18, se traduzida mais literalmente, carrega um significado intrigante, pois Eva é descrita em termos de oposição, como “uma auxiliadora que está contra ele”. […]

Histórias bíblicas como as parteiras se opondo a uma ordem do Faraó para salvar vidas, Zípora se opondo a Moisés para lhe salvar, Tamar se opondo a Judá para fazer justiça, Raabe se opondo aos anciãos da cidade por temor a DeusAbigail intervindo na insensatez de seu maridoEster se opondo a costumes reais para salvar seu povo de um massacre, e a mulher samaritana se opondo a tradições e políticas sancionadas por homens vem à mente como exemplos.

Essas grandes mulheres de fé intervieram, opondo-se à vontade dos homens envolvidos e, com grande risco pessoal, mereceram um lugar sem precedentes na história bíblica.

Por fim, o papel das mulheres na Bíblia é de uma ajudadora que completa e edifica, mesmo quando tem que se opor a momentos de insensatez dos homens.